Obras da Coleção Maria e João Cortez de Lobão O Martírio de São João Damasceno de Luigi Miradori, dito il Genovesino

Obras da Coleção
Maria e João Cortez de Lobão
O Martírio de São João Damasceno de Luigi Miradori, dito il Genovesino

Dando continuidade ao projeto de apresentação de obras de pintura europeia da coleção Maria e João Cortez de Lobão, expõe-se uma das melhores obras de Luigi Miradori, dito Il Genovesino (Génova c. 1605-Cremona 1656), o mais importante pintor ativo em Cremona durante o século XVII. Miradori formou-se em Génova, influenciado pelos pintores neocaravagescos que então dominavam a arte genovesa, como Vouet, Gentilleschi ou Strozzi. A sua pintura ganhou outra dimensão quando se fixou em Cremona e beneficiou da proteção do governador espanhol da cidade, D. Álvaro de Quiñones, cuja coleção de pintura lhe possibilitou o contacto com os grandes mestres espanhóis do Siglo de Oro. O Martírio de S. João Damasceno, de cerca de 1648, uma das suas melhores obras, é uma pintura de enorme teatralidade, numa composição ampla e complexa em que o próprio pintor se autorretratou.

GAUDIUM MAGNUM_Genovesino_website
Luigi Miradori, dito Il Genovesino (Génova c. 1605 - † Cremona 1656), Martírio de São João Damasceno, c. 1645-50 | Óleo sobre tela, 209 × 140 cm, Fundação Gaudium Magnum ©Jorge Simão

FOLHA DE SALA