Inaugurada em 1945, a biblioteca do MNAA integra um fundo documental especializado em História da Arte, com especial incidência nas áreas de pintura, desenho, gravura, artes decorativas, arquitetura, museologia e museografia, teoria e crítica da arte, conservação e restauro.
Nestes domínios, reúne obras de referência: monografias, publicações em série, catálogos de exposições e de coleções de museus, de coleções particulares e de leilões, teses académicas. Inclui ainda livros impressos antigos, como missais, antifonários, hagiológios, livros de cantochão, crónicas, tratados, ou manuscritos (livros de tombo de receitas e despesas de conventos e estatutos de irmandades e congregações religiosas).
O fundo documental, atualmente com cerca de 33 mil títulos, iniciou-se a partir de diversas doações e legados, designadamente as do Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga e do legado de José de Figueiredo. Posteriormente, outros fundos foram sendo incorporados, entre os quais o de Francisco de Sousa Viterbo, o fundo Ernesto Soares, o legado Barros e Sá e Ana Maria Pereira da Gama e ainda parte da biblioteca de Maria Helena Mendes Pinto. A biblioteca está aberta ao público.
Serviços disponíveis. Leitura de presença
A consulta do fundo documental, incluindo documentos do Arquivo Histórico do MNAA, está disponível através da leitura presencial, estando o respetivo catálogo bibliográfico informatizado, com mais de 27 mil registos, também acessível em
http://bibliotecas.museusemonumentos.pt/Opac. Neste catálogo coletivo das bibliotecas dos museus portugueses, basta selecionar no rodapé “Biblioteca do Museu Nacional de Arte Antiga” para consultar a respectiva base bibliográfica.
. Serviço de fotocópias a preto e branco e cores, digitalizações e serviço de resposta a pedidos de informação bibliográfica e de bibliografias temáticas impressas, acessível presencialmente e por telefone, e-mail, fax ou correio postal
. WiFi (livre acesso)
Arquivo
No
website do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, encontra-se inventariada e digitalizada a seguinte documentação do arquivo do MNAA:
. Academia Nacional de Belas Artes (1864-1939)
+INFO
. Exposição de Arte Ornamental (1881-1891)
+INFO
. José de Figueiredo (1869-1937)
+INFOEste trabalho resultou do Projeto Fontes para a História dos Museus de Arte em Portugal, PTDC/EAT-MUS/101463/2008, uma iniciativa do Instituto de História da Arte, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e de um Protocolo celebrado entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Instituto dos Museus e da Conservação, em 2009, e ainda de um Protocolo de Colaboração entre o Instituto dos Museus e da Conservação e a Direção-Geral de Arquivos, assinado em 2011.
Digitalização do Boletim do Museu Nacional de Arte Antiga
A Hemeroteca Municipal digitalizou e disponibilizou em linha os boletins do Museu Nacional de Arte Antiga, que podem ser consultados nas seguintes ligações:
Boletim dos Museus Nacionais de Arte Antiga 1939-1943Boletim do Museu Nacional de Arte Antiga 1944-1969Este trabalho contou com a devida autorização da direcção do MNAA.
__________________________________________________________________________________Normas referentes à utilização da Biblioteca do Museu Nacional de Arte Antiga (BMNAA)
A Biblioteca MNAA funciona de terça a sexta-feira, exceto nos feriados nacionais e municipais.
O horário de funcionamento é o seguinte: das 10h00 às13h00 e das 14h30 às 17h00.
Não é necessária marcação para consulta de livros
Mas a consulta do arquivo do histórico do Museu Nacional de Arte Antiga está sujeita a
marcação prévia, através de email ou telefone:
luis.montalvao@museusemonumentos.pt
isabel.silva@museusemonumentos.pt
emilia.marcos@museusemonumentos.pt
REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DO MNAA