• BOBA KANA MUTHU WZELA: AQUI É PROIBIDO FALAR! JRicardo Rodrigues

Palácio de Ferro, Luanda

Numa reflexão sobre uma memória esquecida ou apagada da cultura portuguesa, a exposição parte do antigo bairro quinhen-tista do Mocambo (atual Madragoa) para um exercício de imagi-nação que propõe um outro olhar sobre a presença e heranças africanas em Portugal. Reunindo um conjunto de obras das dife-rentes séries do projeto artístico Revelar a Memória a partir do Esquecimento, que JRicardo Rodrigues iniciou em 2010 como ensaio visual sobre o século XVIII português, a exposição apre-senta um conjunto de encenações fotográficas de grande forma-to, reconfigura-se a memória a partir da ausência, cruzando o passado com a contemporaneidade e questionando continuidades e contrastes.

A exposição da autoria de João Ricardo Rodrigues, tendo sido organizada pelo Museu Nacional de Arte Antiga/Direção-Geral do Património Cultural, onde teve a primeira apresentação entre os dias 20 de outubro de 2021 e 30 de janeiro de 2022, tem nesta nova apresentação em Luanda o apoio do Gabinete de Estraté-gia, Planeamento e Avaliação Culturais do Ministério da Cultura e do Instituto Camões do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Produzida pelo MNAA, a exposição é apresentada em Luanda por ocasião da Luanda Capital da Cultura da CPLP - 2022.

EXPOSIÇÃO FORA DO MNAA
Palácio de Ferro, Luanda