• O BELO, A SEDUÇÃO E A PARTILHA

Obras da Coleção Maria e João Cortez de Lobão A Virgem com o Menino e Santos de Ventura di Moro

O BELO, A SEDUÇÃO E A PARTILHA
Obras da Coleção Maria e João Cortez de Lobão
A Virgem com o Menino e Santos de Ventura di Moro

Ventura di Moro nasceu em Florença entre 1395 e 1399 e morreu na mesma cidade em 1486, com quase 90 anos. Ao longo de toda a sua vida, o pintor manteve os modelos e as soluções compositivas da pintura do primeiro terço do século, com o decorativismo dos seus fundos dourados e puncionados e um trabalho competente mas rigidamente preso a fórmulas arcaicas, alheias às novidades da nova linguagem, renascentista.
O tríptico da coleção da Fundação Gaudium Magnum que agora se expõe é um excelente exemplo da qualidade de trabalho de Ventura di Moro, mas também do atavismo das suas composições, que retomam os modelos radicados remotamente na severidade da obra de Giotto. Num fundo dourado, e sobre um chão uniforme, a que a gradação cromática pretende dar uma certa ilusão de perspetiva, repartem-se, à maneira tradicional, dois pares de santos, nas tábuas laterais, e a Virgem no Trono com o Menino Jesus no colo, no painel central. O trono da Virgem mostra também a mesma intenção de criar um espaço em perspetiva, ao mesmo tempo que a relação da Mãe com o Menino reflete uma atitude de extrema humanidade e ternura.

Inauguração
Terça-feira, 19 setembro, 18h

2023 FGM ventura di moro_website
Ventura di Moro (Florença, c. 1395/99-1486), Virgem com o Menino entre os Santos Judas Tadeu, Simão, Antão e Leonardo, c. 1430-1435, Têmpera e ouro sobre madeira de choupo, 105,5 × 41 cm (painel central), c. 93,5 × 49,5 cm (painéis laterais)| Fundação Gaudium Magnum / Coleção Maria e João Cortez de Lobão | © Jorge Simão

Folha de sala

Sobre a Fundação Gaudium Magnum
A Fundação Gaudium Magnum – Maria e João Cortez de Lobão existe desde 2018, tendo como missão enaltecer Portugal, a língua portuguesa, a sua cultura e as suas gentes. A Fundação pretende ser uma instituição aberta ao mundo, promove o Bem Comum e contribui para uma sociedade mais justa, à luz dos valores cristãos e da missão de Portugal no mundo. Para isso, aposta em quatro eixos estratégicos: Cultura, Educação, Beneficência e Investigação. No campo cultural, e em particular na sua coleção de arte, reúne um valioso espólio de peças centrada em Old Masters, com uma forte componente de autores portugueses.
Website: https://www.gaudiummagnum.org/