Obras da Coleção Maria e João Cortez de Lobão Apolo e Mársias de Luca Giordano

Obras da Coleção Maria e João Cortez de Lobão
Apolo e Mársias de Luca Giordano

Luca Giordano, cognominado “Fa Presto” pela extraordinária rapidez e facilidade com que executava as suas obras, foi um dos mais importantes pintores barrocos europeus da segunda metade do século XVII, realizando milhares de obras por toda a Itália e em Espanha. Muito influenciado por José de Ribera (1591-1652), é a este pintor espanhol radicado em Nápoles que vai buscar a inspiração para o óleo de Apolo castigando Mársias, um tema predileto do barroco para demonstrar a superioridade da cultura clássica erudita e os perigos da audácia em desafiar os poderosos.

INAUGURAÇÃO
26 janeiro | 18h

2023 FGM Giordano

Luca Giordano (Nápoles 1634-1705)| Apolo e Mársias | c. 1660-1665 | Óleo sobre tela | 80 x 125 cm | Fundação Gaudium Magnum / Coleção Maria e João Cortez de Lobão | © Jorge Simão