• O BELO, A SEDUÇÃO E A PARTILHA

    Obras da Fundação Gaudium Magnum – Maria e João Cortez de Lobão José, na prisão, interpreta os sonhos do padeiro e do copeiro do faraó, de Alessandro Magnasco

O BELO, A SEDUÇÃO E A PARTILHA
Obras da Fundação Gaudium Magnum – Maria e João Cortez de Lobão
José, na prisão, interpreta os sonhos do padeiro e do copeiro do faraó, de Alessandro Magnasco

Nascido em Génova, ativo em Milão e Florença, Alessandro Magnasco (1667-1749) construiu uma obra original, plena de intenção satírica mas também de reflexão filosófica. Nesta pintura, servida pela pincelada nervosa que o caracteriza, revisita alguns dos seus temas de eleição: num espaço opressivo, composto como um cenário de ópera, habitado por figuras descarnadas, José desvenda com sucesso o sonho dos companheiros de cela, o que o levará a ser mais tarde chamado a interpretar o sonho do próprio faraó do Egipto.

2024 FGM Magnasco

Alessandro Magnasco (Génova, 1667-1749)
, José, na prisão, interpreta os sonhos do padeiro e do copeiro do faraó, óleo sobre tela, 134 × 177 cm, Fundação Gaudium Magnum – Maria e João Cortez de Lobão (foto © Jorge Simão)

Folha de sala
icon pdf download ficheiro



Sobre a Fundação Gaudium Magnum
A Fundação Gaudium Magnum – Maria e João Cortez de Lobão existe desde 2018, tendo como missão enaltecer Portugal, a língua portuguesa, a sua cultura e as suas gentes. A Fundação pretende ser uma instituição aberta ao mundo, promove o Bem Comum e contribui para uma sociedade mais justa, à luz dos valores cristãos e da missão de Portugal no mundo. Para isso, aposta em quatro eixos estratégicos: Cultura, Educação, Beneficência e Investigação. No campo cultural, e em particular na sua coleção de arte, reúne um valioso espólio de peças centrada em Old Masters, com uma forte componente de autores portugueses.

Website: https://www.gaudiummagnum.org/