• MNAA_OLHARES CONTEMPORÂNEOS

    RESIDÊNCIA FUNDAÇÃO EDP NO MNAA catálogo

O ciclo que esta exposição integra foi proposto pelo MNAA, em 2012, à Fundação EDP, e tem sido produzido pela equipa da DuplaCena/Horta Seca. A edição deste ano, a quarta, é comissariada por João Pinharanda, que acumula funções de programação na Fundação EDP.

Aos fotógrafos (Fernando Guerra, João Carmo Simões, Nuno Cera, Paulo Catrica, Teresa Santos e Pedro Tropa) foi sugerido como tema a ideia de Catálogo. Não o Catálogo sistemático, que enumera as peças em exposição e em reserva nos Museus, mas um Catálogo concebido como livro que recorda aos visitantes (ou apresenta a quem não o conhece) as obras expostas e os seus espaços; e como se insere o edifício na cidade.

A escolha apresentada é apenas um esboço. A atitude artística que orienta este trabalho exige a aceitação de sobreposições temáticas, das fugas e desvios de sentido, das zonas de crítica e ironia de cada discurso individual. O edifício é registado na tentativa de perceber os tempos e os corpos construídos que nele se sobrepõem ou fundem; no desejo de perceber a relação do “dentro” e do “fora”, as diferentes espessuras da sua pele, os balanços de volume e peso, a coerência ou deslocação das suas articulações. Cá fora: o jardim, o rio, a cidade (umas vezes belíssima, outras marginal). No seu interior: a passagem do tempo, espelhada na sequência histórica das obras expostas mas também nos pormenores de construção, no desenho dos mobiliários expositivos, nas soluções de montagem. O MNAA aproxima-se de um grande ciclo de renovação. Mas cada renovação preserva sempre parte do passado. Num próximo futuro, através deste Catálogo, perceberemos bem o deslizar do tempo: os jogos de continuidade, de sobreposição e separação de que se fazem os Museus e o Mundo.


COMISSÁRIO
João Pinharanda


Inauguração 16 de maio às 21h30

Com Vítor Belanciano