Ciclo de conferências

Ciclo de conferências | Frente à obra: Arte e Filosofia

2-7 maio 2022 | Ciclo de conferências | Frente à obra: Arte e Filosofia

2022_CARTAZ_ciclo_conferencias-ArteFilosofia

O Museu Nacional de Arte Antiga, o Departamento de Filosofia da FCSH da Universidade Nova de Lisboa e o Plano Nacional das Artes organizam um ciclo de conferências intitulado «Frente à obra: Arte e Filosofia», que terá lugar ao longo da semana de 2 a 7 de Maio.
Os oradores são convidados a escolher uma obra do Museu e a propor uma reflexão de cerca de 50 minutos a respeito dela, cruzando com um problema filosófico que esta sugira ou configure. As peças escolhidas serão, no início da sessão, apresentadas (analisadas e contextualizadas) por um membro da equipa do Museu.

Entrada gratuita, mediante lotação do espaço.
Levantamento de bilhete individual (na bilheteira do Largo 9 de Abril), por ordem de chegada, a partir de 1h antes do início do evento.

Formação acreditada para docentes pelo CFAE Calvet de Magalhães
Dias 2, 3 e 4 – Ação de formação de curta duração (ACD I) para docentes – Filosofia e Arte no MNAA I (6 horas)
Dias 5, 6 e 7 - Ação de formação de curta duração (ACD II) para docentes – Filosofia e Arte no MNAA II (6 horas)
Inscrições: calvetmagalhaes.net

Oradores:
Paulo Pires do Vale
António Caeiro
Maria João Branco
João Constâncio
Tomás Maia
Golgona Anghel

_______________________________________________________________________

PROGRAMA

Segunda-feira, 2 maio | 18h00 – 20h00

Orador: Paulo Pires do Vale
Professor universitário, ensaísta e curador. Licenciado e Mestre em Filosofia pela FCSH-UNL, onde dá aulas de Estética e Estudos Artístico. Foi Presidente da Associação Internacional de Críticos de Arte - Secção Portuguesa. Entre as muitas exposições individuais e colectivas que comissariou, destacamos a exposição no Museu Nacional de Arte Antiga, "Do tirar polo natural. Inquérito ao retrato português" (co-curadoria com Filipa Oliveira e Anísio Franco). É Comissário do Plano Nacional das Artes, uma iniciativa dos Ministérios da Cultura e da Educação, desde 2019.

Obra: Torso
Título da comunicação: «Do erótico: incarnação, imaginação e desejo (ou Para uma hermenêutica carnal)»

___________________________________

Terça-feira, 3 maio | 18h00 – 20h00

Orador: António Caeiro
Professor na FCSH/UNL, membro do IFILNOVA, ensaísta e tradutor. Obteve o grau de doutor em Filosofia Antiga com a tese «A Areté como possibilidade extrema do Humano, fenomenologia da práxis em Platão e Aristóteles» (1998), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Ensina na FCSH desde 1990, dedicando-se à Filosofia Antiga e à Filosofia Contemporânea. Foi Visiting Scholar na FD de Ribeirão Preto da USP, USF (Florida) e Oriel College (Oxford). Traduziu do grego as Odes Para os Vencedores (Quetzal, 2010) e as Odes Olímpicas (Abysmo, 2017) de Píndaro. De Aristóteles, traduziu ainda Os Fragmentos dos Diálogos e Obras Exortativas (INCM, 2014), As Constituições Perdidas de Aristóteles (Abysmo, 2019), tendo publicado ainda os ensaios «São Paulo: apocalipse e conversão» (Aletheia, 2014) e um «Um Dia Não São Dias» (Abysmo, 2017). Recentemente, saiu “Reflexions on Everyday Life” (Cambridge Scholars Publishing, 2019).

Obra: São Jerónimo, Albrecht Durer
Título da comunicação: "Memento mori": perfiis de vida

___________________________________

Quarta-feira, 4 maio | 18h00 – 20h00

Oradora: Maria João Mayer Branco
Professora Auxiliar no Departamento de Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora no Instituto de Filosofia da Nova (Ifilnova).

Obra: Virgem da Expectação, Mestre Pero
Título da comunicação: «Expectação. Nascer para começar»
___________________________________

Quinta-feira, 5 maio | 18h00 – 20h00

Orador: João Constâncio
Professor Catedrático do Departamento de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou, em 2005, com uma dissertação sobre Platão, e onde ensina desde 1996. É Coordenador-executivo do Departamento de Filosofia e Director, bem como investigador, do IFILNOVA (Instituto de Filosofia da Nova).

Obra: As Tentações de Santo Antão, Hieronymus Bosch
Título da comunicação: «Sobre o conceito de culpa»

___________________________________

Sexta-feira, 6 maio | 18h00 – 20h00

Orador: Tomás Maia
Professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Última exposição: Parlatório, com André Maranha, ZDB (Lisboa), 2021.
Últimos livros: Persistência da Obra I. Arte e Política [org.] (reedição bilingue, português/francês), Lisboa, Documenta, 2020, e Persistência da Obra II. Arte e Religião [org.] (edição bilingue, português/francês), Lisboa, Documenta, 2020.

Obra: Ecce Homo, Mestre desconhecido
Título da comunicação: «Ignotus (a arte e a religião, a partir de Ecce Homo)»

___________________________________

Sábado, 7 maio | 16h00 – 18h00

Oradora: Golgona Anghel
Professora Auxiliar no Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Investigadora no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição. Publicou alguns livros de ensaios e preparou uma edição diplomática dos Diários do poeta Al Berto (Assírio & Alvim, 2012). Escreve também poesia.

Obra: Camponesa transportanto lenha, John Hoppner
Título da comunicação: «(A)colher o que está perdido»