Grupo dos Amigos do MNAA

O Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga, GAMNAA, foi criado em 1912.
De acordo com os estatutos, “tem por fim contribuir, apoiar e colaborar com o Museu através dos Órgãos Dirigentes deste último, na realização, desenvolvimento e divulgação dos seus programas e afins”, nomeadamente através de uma sistemática política de ofertas ao Museu, contribuindo de forma decisiva para o enriquecimento das coleções.
A associação desenvolve ainda atividades próprias que visam contribuir, de forma independente, para a concretização dos seus objetivos.

Inscrições

As inscrições são feitas mediante proposta a ser apreciada pelos respetivos orgãos diretivos. Não existem custos de inscrição, apenas uma quota anual, variável consoante o tipo de associado.

Ficha de inscrição (preencher e enviar para amigosmnaa@gmail.com)

icon pdf download ficheiro

Cada sócio efetivo receberá um cartão.

São deveres dos associados
a) colaborar na medida das suas possibilidades nas iniciativas e atividades do Grupo;
b) desempenhar os cargos para que forem eleitos;
c) pagar pontualmente as quotas;
d) honrar a sua qualidade de Associado e defender o prestígio e a dignidade da Associação.

Vantagens
Os associados têm direito a:
a) beneficiar de quaisquer atividades ou vantagens especiais a criar na área das relações entre o Grupo e o Museu;
b) entrada gratuita nos Museus e Palácios dependentes da DGPC;
c) participação em todas as iniciativas e atividades do Grupo, para as quais serão sempre convidados (voluntariado, conferências, concertos, etc.) Oferta de convites e acesso privilegiado em todas as iniciativas promovidas pelo Museu Visitas guiadas e outras iniciativas, exclusivas para o Grupo de Amigos do MNAA;
d) visitas guiadas, exclusiva para os membros, a exposições temáticas do Museu Nacional de Arte Antiga ou a outros museus;
e) excursões em Portugal e no estrangeiro com fins culturais;
f) discutir, participar e votar nas Assembleias Gerais, assim como exercer cargos associativos;
g) desconto de 10% na loja do MNAA;
h) desconto de 10% no restaurante do MNAA;
i) horário prolongado só para Amigos.

Benefícios fiscais
Ao abrigo da legislação em vigor, as contribuições para o Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga beneficiam automaticamente do regime estabelecido no Estatuto dos Benefícios Fiscais (artigo 61.º e seguintes).
O Estatuto dos Benefícios Fiscais foi republicado em anexo ao Decreto-Lei n.º 108/2008, de 26 de junho, e alterado pela Lei n.º 64-A/2008, de 31 de dezembro.

Ao tornar-se Amigo do Museu Nacional de Arte Antiga está a associar-se a um projeto cultural de interesse coletivo. O seu apoio é fundamental.

Para mais informações ou obtenção de impresso para inscrição, clique aqui, ou contacte a assistente do Grupo de Amigos do Museu, Solange Estevens, nos seguintes horários:

+351 213 973 237  |  +351 926 343 535  – terças l 14h00 às 17h00

+351 926 343 535 – segunda-sexta l 9h00 às 18h00